Translate
sábado, 5 de janeiro de 2013
Figurino
Para a construção da personagem muitas vezes se escolhe um elemento de destaque a ser priorizado na construção do figurino, seja ele inerente à personalidade da personagem, a sua história ou seu contexto cultural.
O figurino faz parte do conjunto de significantes que molda os elementos tempo e espaço: para nos convencer que a narrativa se passa em determinado recorte de tempo, seja este um certo período da história (presente, futuro possível, passado histórico etc.), do ano (estações, meses, feriados), do dia (noite, manhã, entardecer) e pode também demonstrar a passagem desse tempo. Quanto ao espaço, o figurino ajuda a definir (ou tornar imprecisa) a localidade geográfica onde a história se passa.
O tempo pode ser definido com auxílio do figurino de modo sincrônico ou diacrônico como afirma Costa.
No modo sincrônico, o figurino “molda o ponto histórico em que a narrativa se insere”: um figurino realista resgata com exatidão e cuidado as vestimentas da época cujo filme visa retratar; um figurino para-realista, enquanto insere o filme em um determinado contexto histórico, procede a uma estilização que prevalece sobre a precisão, criando uma atmosfera menos real e mais manipulável, atemporal.
Contexto e ambiente
“Muitas vezes a escolha do vestuário muda de significado segundo o contexto em que se insere por exemplo, usar camisola para dormir tem um significado, mas sair na rua com ela tem outro bem diferente. E todas estas significações auxiliam na personificação de uma personagem.”
É de suma importância notar o figurino corresponde ao contexto pedido na cena, assim como observar a ambientação culturalmente, temporalmente, se não há conflito entre o figurino, a cenografia e a iluminação para que não haja uma descaracterização, ou sobreposição de sentidos que faça o figurino perder em conceito.
“Obviamente, é de importância primária ao designer saber antes que os figurinos sejam planejados onde a peça será apresentada.”
Assinar:
Postar comentários (Atom)
'FÁBULAS & CONTOS DE FADAS p/ Crianças e Adultos'
O trabalho do T.C.B.C. é direcionado essencialmente ao público infanto-juvenil, com a principal preocupação de formar e educar - através de seus Espetáculos e Trabalhos de pesquisa, tanto histórica quanto pedagógica -, à fim de preparar um público de futuros adultos moralmente e intelectualmente lúcidos - estimulados pela leitura de boa qualidade e a busca constante da informação e da verdade -, utilizando o Teatro e todos os seus meios através de todos os tempos - da Antiga Grécia até os Dias de Hoje.
Nenhum comentário:
Postar um comentário