Translate

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Trabalhando com Shakespeare

Temos feito algumas leituras e adaptações de algumas peças do Bardo neste 2º semestre de 2013, e pretendemos fazer algumas apresentações públicas de "Sonhos de uma Noite de Verão" - no período das férias escolares.
Até lá...Um ótimo e Feliz Natal e Réveillon à todos!!!


quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

ESOPO



Figura semi-lendária - o corcunda e gago ex-escravo da Casa de Frigia (Grécia antiga), da família de Iadmon, era protegido do Rei Creso. Após conquistar sua alforria junto ao filósofo Xanto, - seu último senhor -, saiu em "jornada", sustentando-se de seu dom para o entretenimento, narração de fatos e histórias lúdicas - saídas de sua fértil e hábil imaginação e, mais tarde executado pelos cidadãos de Delfos - acusado de proferir "blasfêmias". Suas Fábulas tornaram-se famosas desde então; e, à partir do século V a.C. foram editadas, figurando na História Literária Universal - sempre com características conceituais: estrutura de curta duração, figurando Arquétipos Primitivos como animais e ou temas moralmente didáticos - do estilo em que os ouvintes se identificam facilmente; à ele é atribuída a invenção do "Apólogo". Sabe-se que, as fábulas "contadas" por 'La Fontaigne' nasceram da bufônica imaginação de Esopo (séc.s antes).

***Estivemos, nestes últimos anos, trabalhando em função de "Historietas de Esopo": Após de completar seus 21 anos de existência, dos quais doze (12) dedicados somente à animação e apresentações em festas eventos e aniversários, longe do grande público, a Cia. TEATRO CANTA BRINCA CONTA vem propor a sua empresa uma irresistível parceria em seu Projeto ainda inédito: "Historietas de Esopo", quando estará voltando ao circuito tradicional de apresentações públicas. Assim como todo fabricante dos bons vinhos, nós do T.C.B.C. acreditamos que buscando no mais antigo contador de estórias que se tem referência Histórica - Esôpo, aliados ao nosso comedimento e cuidados com a nossa pesquisa de linguagem, evitando maiores desgastes mercadológicos e "copismos" de Cia.s concorrentes demoramos a reentrar nesta competitiva e exigente esfera do mercado de teatro infantil.
Utilizando o conceito habitual de nossa pesquisa de cenografia funcional e itinerante: com apenas 6 (seis) objetos, alguns figurinos e adereços utilizados ao longo de 90 (noventa) minutos por 5 (cinco) bem afinados e sincronizados atores, que se multiplicam em 18 (dezoito) personagens e, em 15 (quinze) Fábulas: tão interessantes e familiares às infâncias de todas as gerações de crianças à partir do século V (cinco) antes de Cristo até os dias de hoje.

sábado, 5 de janeiro de 2013

Figurino



Para a construção da personagem muitas vezes se escolhe um elemento de destaque a ser priorizado na construção do figurino, seja ele inerente à personalidade da personagem, a sua história ou seu contexto cultural.
O figurino faz parte do conjunto de significantes que molda os elementos tempo e espaço: para nos convencer que a narrativa se passa em determinado recorte de tempo, seja este um certo período da história (presente, futuro possível, passado histórico etc.), do ano (estações, meses, feriados), do dia (noite, manhã, entardecer) e pode também demonstrar a passagem desse tempo. Quanto ao espaço, o figurino ajuda a definir (ou tornar imprecisa) a localidade geográfica onde a história se passa.
O tempo pode ser definido com auxílio do figurino de modo sincrônico ou diacrônico como afirma Costa.
No modo sincrônico, o figurino “molda o ponto histórico em que a narrativa se insere”: um figurino realista resgata com exatidão e cuidado as vestimentas da época cujo filme visa retratar; um figurino para-realista, enquanto insere o filme em um determinado contexto histórico, procede a uma estilização que prevalece sobre a precisão, criando uma atmosfera menos real e mais manipulável, atemporal.
Contexto e ambiente
“Muitas vezes a escolha do vestuário muda de significado segundo o contexto em que se insere por exemplo, usar camisola para dormir tem um significado, mas sair na rua com ela tem outro bem diferente. E todas estas significações auxiliam na personificação de uma personagem.”
É de suma importância notar o figurino corresponde ao contexto pedido na cena, assim como observar a ambientação culturalmente, temporalmente, se não há conflito entre o figurino, a cenografia e a iluminação para que não haja uma descaracterização, ou sobreposição de sentidos que faça o figurino perder em conceito.
“Obviamente, é de importância primária ao designer saber antes que os figurinos sejam planejados onde a peça será apresentada.”

'FÁBULAS & CONTOS DE FADAS p/ Crianças e Adultos'

O trabalho do T.C.B.C. é direcionado essencialmente ao público infanto-juvenil, com a principal preocupação de formar e educar - através de seus Espetáculos e Trabalhos de pesquisa, tanto histórica quanto pedagógica -, à fim de preparar um público de futuros adultos moralmente e intelectualmente lúcidos - estimulados pela leitura de boa qualidade e a busca constante da informação e da verdade -, utilizando o Teatro e todos os seus meios através de todos os tempos - da Antiga Grécia até os Dias de Hoje.